Registro da história da humanidade
Captar por meio de lentes a imagem para registrar a história de povos e as transformações do mundo. Graças a uma pequena caixa as pessoas puderam passar a contar a própria história em forma e, posteriormente, em cor.
O 19 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia mundial da fotografia em razão de ter sido anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 1839.
Os franceses Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre merecem destaque. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura” (empregada por artistas desde o século XVI, entre eles Leonardo da Vinci) à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.
Hoje, com a fotografia digital, os celulares, as máquinas, Ipods e outros produtos tecnológicos permitem que todo ser humano consiga levar a imagem para onde quiser.
Fonte: OABSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário